quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Defesa Civil em Ação: Prefeitura de Itaguara desenvolve e executa projetos de drenagens

 *Créditos: Fotos e Texto Geraldo Aquino

 


A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal localizada na Rua Francisco Hilário s.n. no Centro vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos do município, estadual e federal para o aprimoramento do seu plano de contingencia do Município para assim elaborar politicas publicas no controle nas áreas de risco da cidade.

Gustavo de Miranda Tavares da Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal relata que após o período chuvoso de 2014/2015 foi observado varias situações no atendimento as demandas do COMPEDC que serão agregadas ao plano de contingência. Diante disso a Administração Municipal por meio da Divisão de Infraestrutura e Meio Ambiente, está construindo novas linhas de tubos e bueiros (Drenagens) para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e  estradas vicinais e construção de gabião.





O projeto vai beneficiar varias vias do município sendo ele iniciado pela a Rua Itália no bairro Jardim Europa onde concentra um grande volume de água oriunda do bairro Retiro com o Jardim Europa. Inicialmente foi mapeada a necessidade de construção de drenagens na Rua Pedro Rosa das Chagas, Travessa dos Nogueiras, Rua Claudio, Rua Carmópolis, Ruas do Bairro Mateus e Novo Dias. Na zona Rural serão realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Catucas, Mato Dentro, Carvalhos, Cruzes, Veludo. Aroeiras, Para dos Vilelas.






Renato Luiz Teófilo Diretor Operacional diz que no ano de 2014 foram acionado 18 atendimentos e em 2015 já forma acionados 16 atendimentos com o início das chuvas desde desmoronamentos, erosões e outros. Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas. Algumas medidas podem evitar inundações como por exemplo:

-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas e ruas.

-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências.

-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas  ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade pois a coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45° graus, ou seja bem rampado.

Em casos dessa natureza tome os seguintes procedimentos: deixem imediatamente a residência e procure abrigo e lugar seguro, comunique a Defesa Civil no telefone 31-3184-1232, 3184-2706 para que tome as devidas providências. Em caso de emergências ou desastres entre em contato com a POLICIA MILITAR 190 e a DEFESA CIVIL DA CIVIL 31-89792390 ou email secobrasitaguara@hotmail.com Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, afim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais.


Defesa Civil Somos Todos Nós.



 FOTO DA RUA ITÁLIA NO BAIRRO JARDIM EUROPA































Nenhum comentário:

Postar um comentário