quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA INCIA O PROGAMA MÃO AMIGA 2015 “ Uma semente de esperança na busca de frutos saudáveis para os agricultores familiares ”

 * Créditos: Fotos e Texto Geraldo Aquino

Aração de Terra na Comunidade de Boa Esperança

Diante do sucesso que o Programa Mão Amiga 2014 obteve a Prefeitura assinou a proposta de convênio para 2015 dando a continuidade a esta parceria que deu certo na gestão 2009 a 2016. O beneficio foi divido em dois módulos: Projeto Patrulha Mecaniza que consiste na aração de terra e ou 2º modulo o Transporte de calcário.

O Programa tem como um dos objetivos fortalecerem a parceria entre os agricultores familiares, a Prefeitura Municipal, a EMATER, o CMDRS, de maneira que busquem sempre um aumento da produtividade possibilitando a diminuição dos custos com a atividade com qualidade de vida, além de fortalecer as Associações.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Agricultura (Sec. de Obras) em parceria com a EMATER-MG e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDRS) começou a disponibilização do benéfico. O 1º  Modulo que é o Transporte de calcário inicio do mês de agosto na Associação da Boa Esperança com a contemplação de 15 famílias, 12 no Grupo de Trabalho de Aroeiras, 08 Agrelos em seguida será beneficiadas a regiões de Fangueiros, Pipoca Sapecado. Tal fato ocorrera, pois, foi à primeira Associação apresentar a análise e correção do solo, aprovadas pela EMATER neste ano foi a de Boa Esperança.


Foto do transporte de calcário na região de Boa Esperança. Agricultor Anderson recebendo o produto

Os produtores foram orientados pelo Engenheiro Agrônomo da Emater Jose Roberto Salgado, sobre como corrigirem o solo em suas áreas de plantio após as amostras de solo serem analisadas por Laboratório em Santo Antônio do Amparo, com essa parceria os agricultores familiares puderam aumentar a produtividade e diminuem os custos com a atividade. A aração de terra é o processo que revolve a terra com o objetivo de descompactá-la, além de propiciar ao solo a erosão necessária para o plantio de sementes de milho, feijão, dentre outros. Vale ainda ressaltar o abastecimento da merenda escolar do município realizada pelos dos agricultores familiares, que é uma realidade no município.
De acordo com José Roberto, a correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que trazem mais benefícios ao agricultor, fazendo com que o uso do calcário seja uma combinação favorável de vários efeitos, como: elevação do pH do solo (reduzindo a acidez), fornecimento de cálcio e magnésio como nutrientes, aumentando a eficiência dos fertilizantes, entre outros.


Foto na Comunidade Aroeiras. Agricultores esparramando calcário

A parceria estabelecida com os agricultores para ambos os projetos foi realizada da seguinte forma: Por meio das associações, o agricultor adquiriu o calcário enquanto a prefeitura concedia o frete de 12 toneladas por agricultor. Já no caso da aração de terras, a prefeitura fornece 02 trator, com operadores e as associações tiveram que custear apenas com 50% do valor de mercado por hora trabalhada, que será destinado às despesas de combustível e manutenção da máquina.

A Extensionista de Bem Estar, da Emater, Cornélia Freitas, esta realizando o trabalho social, motivacional e organizacional do grupo no fortalecimento das ações desta equipe de Trabalho que consiste o Programa.

O 2º modulo do Programa é a Patrulha Mecaniza que teve seu inicio no mês de outubro com a disponibilização de 02 Gericos na aração do solo.  O beneficio começou pela comunidade de boa Esperança, passando por Campo Gentio, Boa Vista, Aroeiras, Fangueiros, Campo Grande, Pipoca e Sapecado onde cada agricultor tem o direito de 06 horas de aração.





Cada Associação definiu um responsável para orientar os locais de entrega, bem como a ordem de atendimento. Sob a coordenação do Supervisor de Agropecuária de Geraldo Eduardo de Aquino que esta conduzindo a logística de trabalho e  na assistência da manutenção do maquinário, garantindo que os trabalhos sejam desenvolvidos dentro do cronograma com a supervisão do Secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente Gustavo de Miranda Tavares.

"O MÃO AMIGA é uma semente de esperança na busca de frutos saudáveis para o agricultor familiar combater o êxodo rural, melhorar a qualidade.do município com geração de empregos e renda, costumes e tradições", ressalta Aquino..



"Nossa administração tem um compromisso efetivo com os produtores rurais itaguarenses. Para nós, esta é uma política pública estratégica, sobretudo porque valoriza a nossa tradição primaz e histórica que é a agricultura familiar", ressalta o prefeito

                             







Nenhum comentário:

Postar um comentário