quarta-feira, 12 de julho de 2017

SECRETARIA DE OBRAS EM AÇÃO FAZ BALANÇO DO 1º SEMESTRE 2017


A Administração 2017-2020 fazendo uma gestão “ITAGUARA PARA TODOS” iniciou de forma de forma estratégica executando obras de manutenção nas estradas vicinais do município para garantir o transporte escolar e a linha intermunicipal de Itaguara/Cajuru em condições favoráveis para o início do ano letivo, devido às fortes chuvas a malha viária estava bem danificadas. Os trabalhos foram de encascalhamento das estradas mestres nos trechos: Para dos Vilelas a Aroeiras, passando pela Bocaina, Cachoeira ao Mata Porco, região do Campo Gentio, região do Mato Dentro/Catucas ao Cambinda, Sapecado/Pipoca/Aurora ao Para dos Vielas, Serrinha/Morro Grande/Boa Esperança a Boa Vista, Butua a Barro Preto.









INFRAESTRUTURA

A Coordenadoria Rural executou 14 serviços de reformas de pontes tendo restruturado 04pontes de madeira sendo a principal obra na estrada da Bocaina que liga a comunidade de Aroeira,visto que,esta ponte foi reconstruída desde o alicerço até o assoalhamento, logo após esta etapa fez a reforma de 02 pontes da estrada Limeira no Ribeirão Conquista, o qual uma das pontes estava há mais de cinco meses sem acesso e 01 outra na comunidade de Agrelos. 


A Coordenadoria também fez 63 serviços de manutenção em mata burros dentre de ferro e madeira, instalação e conserto nas estradas vicinais sendo 21 mata burros limpos, 05 mata burros instalados de ferro em parceria com os agricultores nas comunidades da Limeira, Barro Vermelho, Bocaina e Aroeiras; 03 mata burros de madeira instalados na comunidade Limeira e Boa Vista e 34 serviços reformas em diversas regiões do município. A Coordenadoria ainda realizou 07 serviços de drenagens nas estradas vicinais sendo 03 drenagens novas e 04 reformas, serviços estes executados na região da Boa Vista, Butua, Cachoeira.

 Geraldo Alberti Secretario de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuaria e Meio Ambiente diz: “A zona rural é o inicio de tudo para o município onde a agricultura é a fonte da riqueza da nossa cidade, trazendo alimentos e gerando empregos para a população”. “Alberti ressalta ainda que a demanda é grande, mas estamos fazendo uma força tarefa para agilizarmos os atendimentos.”.


APOIO AO PRODUTOR RURAL

A Coordenadoria Rural sabendo que a Agricultura Familiar no município é um dos fortes pilares da nossa economia esta promovendo em parceria com a Emater MG sloc Itaguara e o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) o PROGRAMA "MÃO AMIGA 2017" que tem uma previsão de atendimento de 80 famílias no Modulo Transporte de Calcário sendo uma parceria em que o agricultor adquiri o calcário enquanto a Prefeitura concede o frete do produto ficando para outubro o inicio do modulo da Patrulha Mecanizada. Os trabalhos foram iniciados no dia 01 de junho no Grupo de Trabalho da região do Barro Vermelho, logo após o término desta associação, o beneficio será entregue na Associação da Comunidade de Boa Vista, Campo Grande, Campo Gentio, Boa Esperança, Pipoca, Aroeiras.


De acordo com José Roberto Extensionista Agropecuário da Emater MG, a correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que mais trazem benefícios ao agricultor, fazendo com que o uso do calcário seja uma combinação favorável de vários efeitos, como: elevação do pH do solo (reduzindo a acidez), fornecimento de cálcio e magnésio como nutrientes, aumentando a eficiência dos fertilizantes, entre outros.


PAVIMENTAÇÕES 

A Coordenadoria de Infraestrutura Urbana sabendo que pequenos detalhes faz a diferença e são necessários para a mobilidade urbana criou o PROGRAMA PAVIMENTAÇÃO DE CONQUISTAS” onde executou obras de alteamento de meio fio das ruas: XV de Novembro, Padre Gregório, Via Expressa e Conquista. O Programa também realizou reformas do calçamento na comunidade de Sapecado, Morro Grande, Rua Coronel Frazão, Rua Pedro Rosa das Chagas, Ruas do Bairro Fazenda, Vista Alegre e ainda iniciou a pavimentação da Rua Novo Dias no Bairro Novo Dias.  A Coordenadoria de Infraestrutura Urbana e Defesa Civil em parceria com o SAAE executou 07 intervenções nas drenagens pluviais do município dentre construções e reformas nos bairro Jardim Europa e Margarida Malta e na Rua Carlos Penido Filho tendo como destaque para a reforma da drenagem do Bairro Margarida Malta que era aguarda há tempos pelos os moradores.


OBRAS EM PROL  DO ESPORTE LAZER E TURISMO

A Divisão de Obras em conjunto com a SMELT construiu a Academia Popular na Rua Capitão Ferreira Pinto,disponibilizou o transporte de areia em parceria com comerciantes do município para a adubação da grama do Campo do Dias e cercamento do campo. 


OBRAS EM PROL DA SAÚDE

A Coordenadoria também em conjunto com a Secretaria de Saúde executou diversas obras de manutenções nas Unidades de Saúde do município como a reforma do PSF do Pará dos Vilelas tendo todo o espaço pintado e revitalizado;reforma do telhado do auditório do Centro de Saúde,troca de portas, forro do telhado, pintura da sala e diversas manutenções hidráulicas no prédio; Unidade de Saúde doPSF das Casas Populares foram realizadas pintura em parte do prédio e troca de porta e ainda esta realizando ampliação da Unidade do PSF da Aroeiras. A Coordenadoria ainda em conjunto com a secretaria de Educação realizou a construção de passeio e pavimentação da Escola do Campo dos Gentios, levantamento do muro da Escola dos Dias ao lado do Parquinho do Bairro.

OBRAS NO ESPAÇOS PÚBLICOS

A Divisão de Obras realizou também outras diversas obras importantes que eram aguardas como a reforma da Rodoviária tendo a troca de parte do telhado, construção de passeio, pintura do espaço.

Agora no prédio da Secretaria de Obras executou a construção de um banheiro novo no pátio da Secretaria, reforma de outro já existente, com isso dando mais dignidade aos servidores e usuários; unificação da divisão do Meio Ambiente ao prédio da secretaria para agilizar os atendimentos a população.

Revitalização da Praça do Maria do Roque sendo a mesma pintada; revitalização da Praça da Matriz sendo feita a poda das árvores, limpeza das palmeiras e substituição de 05 cinco bancos em parceria com comerciantes da cidade e pessoas da comunidade; revitalização da pintura da Praça da Pitucha e limpeza da praça; pintura dos meios fios da Praça Guimarães Rosa e pintura da Praça de Convivência; substituição de mais de 500 lâmpadas queimadas no município.

DEFESA CIVIL EM AÇÃO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itaguara fiscalizou e remapeou as áreas de risco do município, concluiu o Plano de Contingência Municipal que há anos vinha sendo elaborado, realizou sua entrega a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e demais órgãos envolvidos.

Renato Luiz Teófilo de Oliveira, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil diz: "O COMPDEC Itaguara vem dia a dia aprimorando sua estrutura e capacitando seus agentes para prevenir e garantir que a população não seja surpreendida por situações adversas como ocorrido em anos anteriores, minimizando os riscos e danos causados pelas chuvas e demais condições adversas. A Coordenadoria além do PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL iniciou os primeiros passos para aquisição do cartão de Defesa Civil, pois o mesmo é o único meio de transferência de recursos do governo federal para apoio ao município em caso de desastres; vale ressaltar ainda, que a COMPDEC segue participando e dando continuidade ao Programa Cidades Resilientes da ONU; Capacitou os seus agentes participando do IV Seminário Internacional Sobre Gestão de Riscos e Desastres Minas x Japão, de Workshop e cursos realizados pela CEDEC na PUC Contagem."


Nenhum comentário:

Postar um comentário