terça-feira, 27 de junho de 2017

COMPDEC EM AÇÃO CONCLUI PLANO DE CONTIGENCIA MUNICIPAL



A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itaguara, localizada na Rua Francisco Hilário nº 199. Centro, neste primeiro semestre de 2017 fiscalizou e remapeou as áreas de risco do município, concluiu o Plano de Contingência Municipal que a anos vinha sendo elaborado, realizou sua entrega a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e demais órgãos envolvidos conforme Tratado na reunião do COMPDEC em março deste ano.


Renato Luiz Teófilo de Oliveira, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil diz: "O COMPDEC Itaguara vem dia a dia aprimorando sua estrutura e capacitando seus agentes para prevenir e garantir que a população não seja surpreendida por situações adversas como ocorrido em anos anteriores, minimizando os riscos e danos causados pelas chuvas e demais condições adversas. A Coordenadoria além do PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL, iniciou os primeiros passos para aquisição do cartão de Defesa Civil, pois o mesmo é o único meio de transferência de recursos do governo federal para apoio ao município em caso de desastres; vale ressaltar ainda, que a COMPDEC segue participando e dando continuidade ao Programa Cidades Resilientes da ONU; Capacitou os seus agentes participando do IV Seminário Internacional Sobre Gestão de Riscos e Desastres Minas x Japão, de Workshop e cursos realizados pela CEDEC na PUC Contagem."


Foto Curso de gestão de riscos e desastres  Puc Contagem
 Renato Teófilo Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itaguara
Ana Cecilia Sorrenti Diretora Técnica de Defesa Civil


Foto Curso Mudanças Climáticas PUC Contagem MG


Foto do Evento IV Seminário Internacional 
Sobre Gestão de Riscos e Desastres Minas x Japão
Rafaela Rezende Gestora de Convênios
                                                           Ana Cecilia Sorrenti Diretora Técnica de Defesa Civil
                                                           Renato Teófilo Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itaguara 


Foto do Evento Workshop sobre Defesa Civil Expominas
Coronel Fernando - Chefe do Gabinete Militar do Governador E Coordenador Estadual de Defesa Civil(ao centro)
Tenente Coronel Juliano Cansado Coordenador Adjunto de Defesa Civil Estadual ( a esquerda)
Renato Teófllo Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itaguara ( a direita)

Hélcio Ferreira dos Santos Coordenador de Infraestrutura/Diretor Operacional da Defesa Civil, diz que os projetos de construção e reformas dos canais de drenagem e bueiros realizados neste primeiro semestre, são: Reforma da drenagem da Rua Margarida Malta, Rua Bonfim e Rua Itália no Bairro Jardim Europa, Rua Carlos Penido Filho e XV de Novembro no Bairro dos Dias. Rua Coronel Frazão no Centro.Na zona rural foram realizadas drenagens e contenção de taludes na região da Cachoeira, Boa Vista, Bocaina e Butua. Santos ressalta ainda "que uma das obras mais aguardas foi iniciada nesta semana, A transferência da rede de drenagem da Rua Prof. Manoel Batista para a rua Dom Jose Medeiros Leite pois a mesma colocava 6 residências em risco por passar por baixo delas, em breve serão realizadas muitas outras mudanças".










Geraldo Donizete de Lima prefeito diz: “sabemos que a demanda de atendimentos da COMPDEC em conjunto com a SILAM é alta após a conclusão do PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL, mas não vamos medir esforços para buscar recursos humanos, financeiros para termos uma Defesa Civil mais equipada e eficiente no atendimento dos objetivos deste plano.” “A obra iniciada neste mês de junho, a mudança de mais 150 metros de drenagem na Rua Dom Jose Medeiros e outras pequenas realizadas, como a limpeza de galerias do Bairro Jardim Europa demonstram nosso compromisso com a comunidade”, ressalta o alcaide.


Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas. Algumas medidas podem evitar inundações como, por exemplo:
-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas, ruas ou bueiros.
-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências.
-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas  ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade.
A Coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas em que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45° graus, ou seja bem inclinado.


Em casos dessa natureza tome os seguintes procedimentos: deixem imediatamente a residência e procure abrigo em lugar seguro, comunique a Defesa Civil no telefone (31) 3184-2196 para que tome as devidas providências. Em caso de emergências ou desastres entre em contato com a POLICIA MILITAR (31)3184-1663 e a DEFESA CIVIL DA CIVIL (31) 3184-2196 ou email defesacivilitaguara@gmail.com. Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, afim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais.


DEFESA CIVIL SEMPRE PRESENTE
      “ITAGUARA PARA TODOS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário