segunda-feira, 4 de abril de 2016

DEFESA CIVIL EM AÇÃO: PREFEITURA DE ITAGUARA EM CONJUTO COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL REALIZA MAPEAMENTO DAS AREAS DE RISCO DO MUNICíPIO.

Gustavo e Equipe CPRM em visita em área de risco

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itaguara, localizada Rua Francisco Hilário s.n. no Centro, vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos do município, do estado e da federação para o aprimoramento do seu plano de contingencia do Município, para assim elaborar políticas públicas no controle das áreas de risco da cidade.

Diante dos últimos desastres ocorridos em todo país, Itaguara recebeu no mês de março através da defesa civil estadual, o apoio da equipe da CPRM, Serviço Geológico do Brasil, com equipamentos modernos para auxiliar no mapeamento georefencial das áreas de risco do município para serem agregados ao plano de contingência municipal.

Os Geólogos Ítalo Prata Meneses e Rafael Silva Ribeiro percorreram o município entre os dias 18 e 22 de março coletando dados para produzirem a ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto e muito alto risco a movimentos de massa, feições erosivas, enchente e inundação.

Mapa de geologia de área de risco no município

Gustavo de Miranda Tavares, Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária, Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal, relata que após o período chuvoso de 2015/2016 foram observadas varias situações no atendimento as demandas da COMPDEC que serão agregadas ao plano de contingência. Diante disso, a administração municipal por meio da Divisão de Infraestrutura e Meio Ambiente, está construindo novos canais de drenagens, bueiros para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e  estradas vicinais e trabalhando também na construção de gabiões.

Renato Luiz Teófilo de Oliveira, Diretor Operacional de Defesa Civil, diz que os projetos de construção e reformas dos canais de drenagem e bueiros realizados  neste primeiro trimestre, são: Drenagem da Rua do Bairro Mateus próximo a subestação de energia, e limpeza das galerias do Bairro Jardim Europa. Na zona Rural foram realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Cruzes, Veludo e Aroeiras







 
Obra concluída de Drenagem do Bairro Mateus próximo a Subestação da Cemig

Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas. Algumas medidas podem evitar inundações como, por exemplo:
-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas , ruas ou bueiros.
-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências.
-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas  ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade. A coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas em que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45° graus, ou seja bem rampado.

Em casos dessa natureza tome os seguintes procedimentos: deixem imediatamente a residência e procure abrigo em lugar seguro, comunique a Defesa Civil no telefone 31-3184-1232, 3184-2706 para que tome as devidas providências. Em caso de emergências ou desastres entre em contato com a POLICIA MILITAR 190 e a DEFESA CIVIL DA CIVIL 31-89792390 ou email secobrasitaguara@hotmail.com Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, afim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais.

Renato Teófilo na sala da Defesa Civil na Rua Francisco Hilario

Defesa Civil Somos Todos Nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário