terça-feira, 30 de outubro de 2018

PREFEITURA DE ITAGUARA AMPLIA AÇÕES DO CONQUISTA RURAL COM O PROJETO ÁGUA FONTE DA VIDA


A Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente - SILAM com o apoio da EMATER  apresenta à população o projeto “Água fonte da Vida”. Que consiste na construção de barraginhas nas propriedades rurais do município.

O projeto em 2018 iniciado em setembro construiu 90 barraginhas, tendo como objetivo colher água das chuvas (enxurradas) por represamento, proporcionando infiltração rápida no solo, alimentando as nascentes e o lençol freático das bacias locais, evitando a retenção de sedimentos, erosão nas estradas e assoreamento de córregos. Cada barraginha tem a capacidade de armazenar 40 mil litros de água.

O Prefeito Geraldo Donizete de Lima assumiu a parceira com a EMATER - Escritório Local - através do extensionista agropecuário José Roberto Salgado e Geraldo Aquino – Coordenador do Conquista Rural para a implantação do projeto, que foi desenvolvido como projeto piloto na AFAPRE - Associação dos Agricultores Familiares da Pipoca e Região, que pertence a sub-bacia do Rio Pará. As regiões contempladas com o projeto em 2018 foram: Pipoca, Grota do Cedro, Aurora, Para dos Vilelas, Marianos e Butua. A importância da implantação do projeto é que investimentos estaduais e federais comecem a chegar gradativamente.

“Esta ação está prevista no plano de governo como ampliação das ações do Programa Conquista Rural que englobou e ampliou as ações do Mão Amiga, como incentivo à agricultura familiar, sendo como uma das estratégias para a área ambiental e agrícola, que visa beneficiar, simultaneamente, as zonas rural e urbana através da criação de reservatórios de águas de chuva, que por meio deste projeto piloto a iniciativa se torne um programa de política pública de produção de água fortalecida, estimulada com investimentos gradativamente garantidos anualmente na LOA - Lei Orçamentária Anual, LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, PPA - Plano Plurianual do município.gerando emprego renda para os munícipes.” Destaca o Prefeito Donizete Chumbinho.


Para 2019 a expectativa é de aumento de beneficiários com o projeto das barraginhas, que também contará com o módulo de cercamento de nascentes com recursos oriundos do CODEMA, onde o critério de seleção foi estabelecido pelo o critério de utilidade publica em reunião com os representantes dos órgãos: CODEMA, EMATER, SAAE, SILAM e PREFEITURA.

O atendimento prioritário será na região da Cachoeira, visto que o futuro manancial de abastecimento do município está programado para ser na região da sub- bacia do Ribeirão Conquista. Após isso novas localidades serão contempladas através de prioridades analisadas em reuniões.  As informações dos projetos podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3184-2706 - SILAM ou 31 3184 1050 – EMATER.





Nenhum comentário:

Postar um comentário