quinta-feira, 5 de outubro de 2017

DEFESA CIVIL DE ITAGUARA CAPACITA AGENTES


No último dia 12/09/2017, teve início a "Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas”, promovido e organizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tendo a parceria da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, cujo evento ocorreu na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica - AMVI, em Divinópolis, até o dia 14/09/2017.
A abertura do evento contou com as presenças do Vice-prefeito de Divinópolis (Dr. Rinaldo Valério), Comandante da 7ª Região de Polícia Militar (Coronel PM Helbert William Carvalhaes), Comandante do 23º BPM (Ten Cel PM Marcelo Augusto Santos), Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (Maj BM Paulo César Gonçalves Fernandes), Coordenador Adjunto da Defesa Civil (Maj PM Rodrigo de Faria Mendes), Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil (Dr. Ivan José Lopes), Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Divinópolis (Sr. Pádua Fernandes), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Sra. Cláudia Abreu Machado) e Coordenador Regional de Defesa Civil da 7ª RPM (1° Ten PM Samuel Gontijo Fernandes).
Na ocasião, o Coordenador Adjunto da CEDEC, Major Faria, destacou a importância do conteúdo a ser abordado no curso, citando que “a linha de debate visa fortalecer e discutir o Sistema Nacional de Defesa Civil, a fim de capacitar os serviços prestados nos municípios da região e deixá-los aptos para o atendimento de resposta aos desastres”. A capacitação contou com 72 discentes de 24 cidades do estado entre eles os integrantes da Defesa Civil de ITAGUARA , Juliano Carlos Vilaça (Secretário COMPDEC), Hécio Ferreira dos Santos (Diretor Operacional) e Samuel Renner Oliveira (Coordenador de Meio Ambiente), Os mesmos contemplaram aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Instalação e Operacionalização da COMPDEC; Mapeamento de Área de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas; Plano de Contingência; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco de Desastres; Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID); e Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.
A Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas compõe o portfólio de cursos oferecidos pela CEDEC/MG, sendo que outros três cursos desse nível serão realizados até o final do ano (em Governador Valadares, Curvelo e Uberlândia), visando um maior alcance das temáticas junto aos Gestores de outras regiões do Estado de Minas Gerais. 

INICIATIVA
A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais da qual Itaguara é participante. 

Proteção e Defesa Civil somos todos nós!

Fonte: Site do Gabinete Militar do Governador.)          http://www.defesacivil.mg.gov.br/index.php/component/gmg/page/379-cedec-promove-capacitacao-regional-de-gestao-em-protecao-e-defesa-civil-e-mudancas-climaticas-no-territorio-oeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário