segunda-feira, 9 de abril de 2018

PREFEITURA DE ITAGUARA FORTALECE PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES FAMILIARES RURAIS


A administração “Itaguara Para Todos” tem na Agricultura Familiar um dos pilares de sua economia. Por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) na sua última reunião do dia 12 de março de 2018, às 10:00 horas no CVT- Centro Vocacional Tecnológico, contando com o comparecimento de todos os representantes de associações e grupos de trabalho das comunidades rurais do município para a audiência pública para discussão do Projeto “MÃO AMIGA 2018”, além do informativo da entrega do PLANO DE TRABALHO DO CMDRS 2018-2020, denominado Programa Conquista Rural ao Prefeito Donizete Chumbinho para busca de investimentos no setor e também para discussão do Calendário de Eventos no município.

Diante do sucesso do Programa Conquista Rural que apresenta melhorias a cada ano para o homem do campo, surgiu à necessidade de assessoria e informação para difundir os projetos desenvolvidos no município de Itaguara.  Assim, a Prefeitura Municipal enviou uma comissão formada pelo o Vice Prefeito- Geraldo Alberti, a Gestora de Cultura- Ana Maria, a Veterinária Lívia Morais e o Coordenador do Conquista Rural Geraldo Aquino, para informar aos agricultores sobre o planejamento das manutenções das estradas, Criação do Calendário de Festas do município, Cursos do Senar, Mão Amiga 2018, dentre outros assuntos pertinentes às dúvidas a cerca dos projetos do governo municipal e escutar as demandas das comunidades.

Reunião Nas Associações

A Comissão compareceu na reunião da AFAPRE, na Comunidade de Pipoca, e na AFAR na Comunidade de Agrelos, nos dias 03 e 04 de abril de 2018, respectivamente. Ambas as comunidades ressaltaram a importância da visita do poder público na comunidade e que teve como busca de soluções para o atendimento dos anseios das comunidades rurais.

Vânia informa que na reunião do CMDRS, ficou acertado que, a partir deste ano de 2018, o município vai estabelecer um calendário unificado para todos os eventos para assim garantir uma estrutura adequada com suporte a todas as festividades, evitando transtornos nas montagens e desmontagens das mesmas, diminuindo os custos, agregando valor assim ao produto da comunidade. Pois, assim as comunidades terão um tempo maior de divulgação e planejamento do evento, bem como a disponibilização de outros tipos de investimentos por meio das subvenções. 

Lívia Morais, Médica Veterinária da Prefeitura, esteve na comunidade Pipoca e Agrelos e também se apresentou a todos os presentes, aproveitou a oportunidade para informar a sua disponibilidade para dar assistência ao produtor rural, sobre o manejo de boas praticas de produção, ordenha e qualidade do leite. Após ter participado do curso, disponibilizado pelo SENAR MINAS, na Fazenda Estiva do Paracatu do Sr. Nivaldo Gouveia em Piracema-MG, agora esta apta a repassar seus conhecimentos aos agricultores familiares credenciadas ao CMDRS no município. Morais ainda divulgou que nos 23 a 25 de abril será disponibilizado pelo SENAR MINAS com apoio da Prefeitura de Itaguara em parceria com a Emater MG e CMDRS na Fazenda Aurora da Sra. Magda da AFAPRE o Curso de Cria e Recria de Bezerras e entre os dias 26 a 28 de abril acontecerá o curso de Cascaquiamento de bovinos.

Clarimundo Malta Vice Presidente do CMDRS na reunião de Pipoca registra que estes cursos era um sonho do CMDRS para o município onde após o termino desta capacitação os produtores transformaram suas propriedades em projetos pilotos para a expansão do conhecimento dos produtores rurais do município e com isso terão valorização do seu produto.

Geraldo Aquino Coordenador do Programa Conquista Rural explicou a todos os presentes o cronograma de atendimento do projeto Mão Amiga 2018, que após decisão do Conselho ficou sendo o seguinte cronograma: Entrega das análise de solo ate o dia 15/05/2018, o início do transporte será dia 04/06/2018, já a aração de terra se iniciará em meados de setembro e a necessidade do Cartão do Produtor para o agricultor receber o beneficio visando a organização do Programa para assim seguir com a credibilidade conquistada para se obter o aumento de investimos da esfera municipal ou de Fundações.

Na oportunidade também foi informado que os Contadores Sandro Lima e Joao Paulo, explicaram na reunião do CMRDS a importância de se ter o Cartão do Produtor e seus benefícios, bem como a comprovação para aposentadoria, desconto de até 15% na aquisição de veículos, financiamento do PRONAF.  Ainda foi informado da regularização fundiária do terreno, com o recadastramento do INCRA que agora tem que ser anualmente, recolhimento do FUNRAL nas emissões da nota fiscal do produtor rural e a emissão de notas gratuitas pelo SIAT, através da funcionária Marcela.

Geraldo Alberti esteve na Comunidade de Agrelos e informou que foi realizado um plano de ação para manutenção das estradas rurais, com encascalhamento e trocas de mata burros e pediu paciência para os presentes. Ainda ressaltou que as demandas estão em todos os lugares e o município conta com mais de 40 comunidades rurais. Já a reforma da Associação de Agrelos começaria no dia 09 de abril de 2018 e a Prefeitura dará todo o suporte necessário para os eventos acontecidos no povoado.

Após as reuniões, foram levantadas nas comunidades de Pipoca e Agrelos a necessidade da manutenção das estradas e o apoio aos eventos das associações, sendo marcadas as festas da Pipoca, nos dias 23 e 24 de setembro de 2018 e no Agrelos, para os dias 05 e 06 de maio de 2018.

Donizete Chumbinho diz: “Auxiliar o Homem do Campo no seu dia a dia é garantir o futuro da nossa cidade, pois o agricultor é que traz para vida para cidade se não fortalecemos parceiras para sua permanecia estamos perdendo nossa historia e nossa sobrevivência.” “Não vamos medir esforços para o agricultor familiar se capacitar, aperfeiçoar e como resultado final conseguir um melhorando de sua renda e a do município afirma Chumbinho”.












Nenhum comentário:

Postar um comentário