quinta-feira, 5 de abril de 2018

PREFEITURA DE ITAGUARA CAPACITA FUNCIONÁRIOS PARA PROMOVER CURSOS DE CERCAMENTO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO MUNICÍPIO


Diante do agravamento da crise hídrica no Brasil, assegurar água para o consumo humano, animal e para a agricultura em condições adequadas e com periodicidade regular tornou-se um desafio cada vez maior. No município de Itaguara, a seca dos últimos anos acendeu o sinal de alerta nos produtores rurais da região.

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaguara MG e a empresa de abastecimento de água e esgoto do município SAAE preocupados com a escassez de água, solicitaram um curso de Recuperação e Proteção de Nascentes promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR Minas), que foi realizado entre os dias 05 a 07 de março, na Fazenda Novo Cruzeiro na região do Catucas. O curso teve ainda o apoio da Emater MG e da Prefeitura de Itaguara.
As medidas adotadas para a recuperação dos mananciais foram a limpeza, dessoreamento, proteção do olho da água com pedras de forma que evite o seu assoreamento com exoradas e o cercamento da área para evitar a entrada de animais.


O gestor Ambiental da Prefeitura de Itaguara Samuel Renner, destacou que muitas nascentes não estão preservadas e muitas outras estão poluídas, com lixo, dejetos de animais e com a vegetação do entorno devastada no município. “Recuperar nascentes é uma forma de dar qualidade de vida às pessoas que vivem nas comunidades rurais. Ensiná-las a preservar é uma forma de educar para que elas mesmas cuidem da água que consomem”.

Donizete Chumbinho diz:: "Que não vai medir esforços para o desenvolvimento de uma politica publica da agricultura familiar onde este curso vem para expandir o conhecimento as comunidades rurais, sendo este  um de muitos outros que o SENAR vai desenvolver em Itaguara com o apoio do CMDRS e Emater no Programa Conquista Rural onde este projeto se juntara aos da construção de cacimbas, curva de nível para que se consiga elevar a produção de água nas comunidades, pois Água é a Fonte da Vida." 

Geraldo Aquino Coordenador do Conquista Rural informa que em breve será divulgadas datas e locais dos eventos. Qualquer duvida entre contato na Emater no 31-31841050 e no galpão da Prefeitura no 31-31842706.






Nenhum comentário:

Postar um comentário