terça-feira, 11 de setembro de 2018

PROJETO ÁGUA FONTE DA VIDA É UMA CONQUISTA RURAL PARA ITAGUARA



A Prefeitura Municipal de Itaguara, através da Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana Agropecuária e Meio Ambiente(SILAM) com apoio da EMATER e em parceria com as Associações credenciadas junto ao CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, iniciou no dia (03) de setembro o PROJETO "ÁGUA FONTE DA VIDA" para construção de barraginhas nas propriedades rurais do município. Inicialmente já foram construídas 40 barraginhas tendo como objetivo colher água das enxurradas, proporcionando infiltração rápida no solo, evitando erosão nas estradas e assoreamento de córregos, dar nova vida as nascentes e o lençol freático  do município.
.


O Projeto foi solicitado em 2017 pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável  como ampliação das ações do Programa Conquista Rural que englobou e ampliou as ações do Mão Amiga.


O Projeto Água Fonte da Vida foi elaborado pelo coordenador do Conquista Rural Geraldo Aquino e pelo corpo técnico do CMDRS para desenvolver uma política pública fortalecida que gera emprego e renda para o Produtor Rural.




Donizete Chumbinho Prefeito de Itaguara assumiu a parceira com o CMDRS e solicitou ao escritório regional da EMATER MG Uregi- BH a parceria do escritório local para a implantação de um projeto municipal a ser desenvolvido experimentalmente na AFAPRE - Associação dos Agricultores Familiares da Pipoca e Região que pertence a sub-bacia do Rio Pará,  que a ação se torne a partir deste projeto um programa de política pública de produção de água com investimentos gradativamente garantidos anualmente na LOA - Lei Orçamentária Anual, LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, PPA - Plano Plurianual do município.


                         





Jose Roberto Salgado Extensionista Agropecuário da Emater em conjunto com Geraldo Aquino Coordenador do Conquista Rural e com o apoio do Sr. Clarimundo Malta Presidente da AFAPRE um dos entusiastas das barraginhas observaram num trabalho de campo a necessidade da construção de 80 barraginhas de 8 m de largura x 8m de comprimento X 1,8m de altura contemplando 100 famílias de agricultores familiares que abrange a Associação  nas comunidades de Pipoca, Grota do Cedro, Aurora, Para dos Vilelas, Marianos, Campo Grande. Após balanço do projeto o resultado será apresentado em reunião do Conselho e será feito o cadastramento para o ano de 2019 em comum acordo com os agricultores credenciados ao CMDRS. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 31 3184 2706 - Galpão da Prefeitura ou 31 3184 1050 – no escritório EMATER.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário