sábado, 31 de outubro de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA REVITALIZA PRAÇA DAS CASAS POPULARES


Dando continuidade às ações de revitalização dos espaços públicos de Itaguara a Praça do Conjunto Habitacional Jose Vieira de Mendonça vem passando por obras que incluem a manutenção e reformas através do trabalho da equipe da Secretaria de Obras. A iniciativa é resultado do compromisso da atual gestão em preservar espaços para o lazer além de valorizar os “cartões postais” da cidade proporcionando aos moradores e visitantes um ambiente agradável e urbanizado. Em 2016 a Prefeitura continuará ampliando o trabalho de recuperação e revitalização de diversas praças em todo o município.

A Divisão Infraestrutura teve esta semana no bairro substituindo 04 bancos os quais foram destruídos por vândalos. O Parquinho em anexo a Praça começou a ter seus brinquedos reformados, com a pintura e revitalização do complexo de lazer da comunidade.

“Com a nova estrutura da nossa praça, a família volta a tomar conta do que é dela, que é praticamente a extensão do quintal da casa de cada pessoa do bairro do Conjunto Habitacional. Este projeto é sinônimo de mais lazer, segurança e integração. Muita gente não acreditava mais nesse projeto depois de tantos, mas passou a ver que não era promessa quando os servidores da Divisão de Infraestrutura começaram os serviço e agora todo mundo vê que realmente é verdade: as obras começaram”, afirmou o presidente da Associação de Moradores Carlos.

Gustavo de Miranda Tavares Secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente disse que os investimentos feitos pela prefeitura sinalizam o compromisso do prefeito Alisson Diego com o bem-estar da população. O secretário também aproveitou o momento para pedir a todos que cuidem da Praça e usufruam da melhor forma possível das melhorias garantidas pelo poder público municipal.






quinta-feira, 29 de outubro de 2015

INFRAESTRUTURA: PREFEITURA DE ITAGUARA TERMINA O PATROLAMENTO DAS ESTRADAS RURAIS 2015





A Administração Municipal neste ano de 2015 proporciona mais mobilidade às estradas rurais por meio da sua equipe de manutenções de estradas vicinais com a disponibilização de 03 equipes para o patrolamento das estradas com maquinas novas na manutenção corretiva e preventiva das vias com a execução dos serviços de patrolamento e encalhamento das estradas do município.


Os trabalhos de patrolamento tiveram a duração de 06 meses e foram encerrados no final de setembro, ficando no momento só atendimento a demanda de encascalhamento em alguns pontos isolados com uma equipe de 02 caminhões, 01 Pá Carregadeira e 04 operários para o carregamento, transporte e espalhamento do material na manutenção corretiva das vias. A Divisão de Infraestrutura atendeu no inicio desta semana as comunidades de Matinha, Mata Porco, Cachoeira, Pipoca, Limeira, Catucas, Campo Grande e Veludo com o transporte de mais de 20 caminhões toco.


O Secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente Gustavo de Miranda Tavares, informou em seu relatório na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) no dia 14/09/2015, ‘’que não existe uma única estrada rural do município que ainda não tenha recebido conservação pela atual administração.” Gustavo ainda ressalta, “o suporte que o Sr.Silvio da Comunidade de Boa Vista viabilizou para a manutenção da estrada da Folha Larga com o fornecimento de cascalho, com isso agilizamos a manutenção corretiva da estrada evitando desperdiço de tempo no deslocamento de Itaguara ate o local evitando assim a interrupção do caminhão do calcário e solicita para os presidentes das associações de agricultores familiares um auxilio na busca de material em suas regiões para facilitar.”



O Supervisor de Agropecuária Geraldo Eduardo de Aquino diz, “que estas intervenções proporcionam uma tranquilidade para o agricultor familiar desenvolver suas atividades, evitando transtornos antigos como caminhões de leite atolados, plantadores de tomates e outras atividades nas comunidades sem acesso afetando a economia da cidade com perda de emprego e renda.”


"Apesar da grave crise econômica que o país está atravessando, que automaticamente acarretou na redução dos recursos públicos, estamos trabalhando em prol de uma cidade integrada entre o urbano e o rural com recursos próprios do município nesta operação, enquanto em alguns municípios a situação é de extrema desolação com máquinas e veículos encostados o nosso município trabalha arduamente", salienta o prefeito Diego.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

LIMPEZA URBANA EM AÇÃO: PREFEITURA DE ITAGUARA REALIZA MULTIRÃO NA REGIÃO DOS DIAS

O Governo Municipal preocupado com o bem estar de sua população iniciou na semana passada 2 através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente mais um mutirão da limpeza na cidade do Projeto Lote Limpo Cidade Limpa.


A Divisão de Limpeza Urbana começou as atividades com uma Retroescavadeira, 01 caminhão basculante e 02 operários o mutirão pelo o bairro dos Dias retirando 24 caminhões de entulhos de construção dentre terra, material de construção e podas de arvores. A Divisão de Limpeza Urbana também disponibilizou 03 operários para a roçação e capina do bairro Jardim Europa cujo o mato esta alto e transtornos ao moradores.



"Estamos trabalhando para que a cidade fique limpa, uma vez que estamos com as ruas com muito mato. Outra preocupação nossa é com os focos do mosquito transmissor da dengue e o controle da limpeza da bueiros para evitar riscos conforme a Defesa Civil alerta. Na próxima quinta e sexta-feira, continuaremos ao atenderemos de retirada de entulho na região do bairro dos Dias, roçação no bairro Jardim Europa 2 e a nossa intenção é de atender toda a cidade, por meio de um cronograma”, disse o secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente Gustavo de Miranda Tavares.



Paulo Vitor Cardoso Coordenador da Limpeza Urbana ressalta que a população também pode colaborar com a atividade nesta etapa, informando os locais que mais carecem  da intervenção que recolherá somente lixo e entulho depositados nas vias da cidade. Para isso, é preciso enviar um e-mail para a Secretaria de Obras no endereço secobrasitaguara@hotmail.com ou ligar no telefone 31-3184-2706 para serem colocados no cronograma da operação

 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

INFRAESTRUTURA: PREFEITURA DE ITAGUARA INICIA A PAVIMENTAÇÃO POLIÉDRICA DA RUA JOÃO APOLINARIO


Dando prosseguimento ao cronograma do  Programa Pavimentação Para Todos, projeto concebido pela Gestão Municipal 2009/2016 que objetiva regularizar e pavimentar ruas de vários bairros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio de sua Divisão de Infraestrutura sob a coordenação do João Eustáquio da Silva(Rambo) e supervisão de Gustavo de Miranda Tavares Secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, iniciou semana passada  a obra de calçamento da Rua João Apolinario com Alameda São Francisco, no Bairro dos Apolinários.



Gustavo de Miranda Tavares Secretario Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente explicou que inicialmente, foi realizada uma limpeza em toda a área a ser pavimentada, pois a localidade sempre foi esquecida pelos gestores passados com terrenos desconcertados, buracos, trazendo muitos transtornos aos moradores como barro na chuva, na seca poeira. Segundo ele, foi iniciada a colocação de 300 metros de meio fio no local.Terminada esta etapa dará andamento ao assentamento das 340 toneladas de pedra.


“A pavimentação não é um bem só para os moradores. Deixa a rua mais bonita, valoriza o bairro, valoriza o imóvel e representa mais qualidade de vida para toda a cidade", colocou o prefeito Alisson Diego Batista de Morais.  Diego ainda ressalta que a obra de pavimentação das vias são realizadas com recursos próprios do município. 


O Coordenador de Infraestrutura João Eustáquio da Silva(Rambo) salienta que  os dos trabalhos terão uma duração de 90 dias. Após o termino do calçamento poliédrico da rua o cronograma das obras seguira para a rua Luiz de Paula da Silveira (continuação), Francisco de Freitas e Aladim Ferreira de Morais. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA REALIZA OBRAS NO CEMITÉRIOS DO MUNICIPIO


Faltando menos de uma semana para o Dia de Finados, comemorado no próximo dia 2 de novembro, a Prefeitura Municipal de Itaguara realiza capinação, pintura e limpeza dos cemitérios públicos do Centro e Bairro Mateus.





A limpeza é reforçada nesse período para oferecer mais conforto ao público, que visita os familiares na data. "Priorizamos a limpeza também na área externa dos cemitérios devido ao grande fluxo de moradores nas proximidade " explica o Gustavo de Miranda Tavares Secretario de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e  Meio Ambiente,





A Administração Municipal também esta realizando obras de intervenção no Cemitério Municipal Parque Nossa Senhora das Dores como a colocação de grades em torno das capelas dos velórios e a construção de 30 novos jazigos.

De acordo com o Supervisor de Obras da Prefeitura João Eustáquio(Rambo), a ampliação é suficiente para atender a demanda pelos próximos 10 meses. A entrega dos novos jazigos está prevista para o final deste mês.

CEMITÉRIO PARQUE NOSSA SENHORA DAS DORES

















sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Educação: Prefeitura de Itaguara Inicia Reforma Escola do Para dos Vilelas e Demais Escolas da Rede Municipal

*Créditos: Fotos e Texto Geraldo Aquino


Início da Reforma da Escola do Para dos Vilelas

Pensando em garantir o bem estar dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Itaguara, em parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras está reformando e ajustando as Escolas Municipais neste ano de 2015. As obras tiveram inicio no mês de agosto na zona rural do município sendo a 1ª Escola a ser contemplada foi a Escola Municipal de Pipoca, na comunidade de Pipoca onde foi trocada toda a parte elétrica, pintura do prédio, instalação de quadros, instalação de divisórias de salas, revisão da parte hidráulica, troca de fechaduras e limpeza do prédio. Tal obra se fazia necessário devido a obras da Escola do Para dos Vielas.








Marcos Assentando Quadro Novo na Escola de Pipoca

Na Escola Municipal do Distrito do Para dos Vilelas as obras iniciaram no mês de setembro onde a Divisão de Infraestrutura começou a troca do reboco interno e externo da escola, assentamento de cerâmica nas salas e corredores, troca da parte elétrica posteriormente a substituição de quadros, troca de tanque, troca de portas do prédio e cimentar o pátio da escola. Parte da obra foi licitada e a empresa vencedora começou as outras no final de setembro realizando a troca do telhado e colocação de forro, colocação de cerâmica na cozinha e sanitários.


                               
                              

                              






                          





Na Escola Padre Geraldo Rodrigues Costa no Bairro dos Dias realizou a troca da parte elétrica do refeitório da escola, foi inaugurada uma sala denominada Casa do Aprender. De acordo com o Secretário de Educação, Gilmar de Morais, o projeto de reforma e ampliação contempla ainda a construção de um banheiro para cadeirante, pintura na escola, construção de mais uma sala para atendimento a demanda antiga " Casa Projeto."







Nas outras escolas como a de Boa Vista (Escola São Sebastião), Aroeiras (Escola Municipal Daniel Joaquim Rabelo), Agrelos (Escola Municipal João Pinheiro) foram realizadas construção de rampa para a acessibilidade para melhor atendimento aos usuários.


Escola de Aroeiras

“Estamos realizando ajustes de acordo com a necessidade de cada uma de nossas escolas. Sabemos que a transformação acontece através da educação, mas para que ela seja efetivada precisamos oferecer locais adequados a nossos alunos, professores e servidores. Nosso trabalho não para e muito ainda está por vir”, disse o Prefeito Alisson Diego.