terça-feira, 30 de junho de 2015

LAZER: PREFEITURA DE ITAGUARA ENTREGA MAIS 1ª ACADEMIA POPULAR

O Governo Municipal preocupado com o bem estar da população em parceria com o governo estadual e federal vem desenvolvendo um projeto de implantação de Academias ao Ar Livre e Parquinho no município.  A Comunidade de Boa Vista foi contemplada com a Academia no ano passado agora foi a vez da Comunidade de Aroeiras também ser contemplada com a Academia ao Ar Livre. 

A obra foi iniciada no inicio do mês de junho e finalizada no inicio da semana passada com o acabamento dos passeios. Gustavo de Miranda Tavares Secretario de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente destacou que o Programa Academia Popular tem como objetivo os benefícios propiciados pela atividade física ao organismo. 

O Prefeito Alisson Diego enfatiza que “Esta academia torna-se uma estratégia de promoção da saúde para a população de todas as faixas etárias, distanciando o desenvolvimento de disfunções orgânicas provocadas pelo sedentarismo, que comprovadamente ocasiona o aparecimento de doenças degenerativas e outras que interferem diretamente em nosso objetivo de longevidade”, disse.

O Secretario Municipal de Esporte e Laser Alisson (Bizit) relata que apos ter instalado 05 Academias e 03 Parquinhos em breve o município contara com mais 1ª Academia ao Ar Livre e Parquinho. O espaço sera implantado no Distrito do Para dos Vilelas que no qual a licitação dos equipamentos da Academia vai ser no mês que vem e os brinquedos do Parquinho já estão adquiridos.


Abaixo foto do espaço da Academia na Comunidade de Aroeiras
















segunda-feira, 29 de junho de 2015

INFRAESTRUTURA: PREFEITURA REALIZA MANUTENÇÕES NOS SISTEMAS DE DRENAGENS DAS ESTRADAS VICINAIS

 A Prefeitura continua trabalhando por você e para você, para tanto realizou no período dos meses maio e junho 02 importante recuperação de drenagens nas estradas nos Povoados do Catucas e Campo Grande. As obras foram realizadas pelo setor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente. Trata-se do atendimento às reivindicações das populações dessas localidades e por serem dois pontos em que há intenso volume de água durante os períodos chuvosos.

Em ambos os casos, a intervenção se fez por meio do uso de pneus para a contenção das cabeceiras das drenagens.

O Secretario Gustavo Tavares enfatiza que como é importante a realização deste tipo de obra no período de estiagem de forma a garantir que durante o período chuvoso os moradores e transeuntes possam fazerem o uso das estradas de forma que o acesso esteja segurado. Além disso, a Divisão de Infraestrutura também disponibiliza profissionais para eventuais casos de urgências, por meio da Defesa Civil do município.


O Supervisor de Infraestrutura João Eustáquio( Rambo) disse que estas obras são importantes, pois os moradores em épocas do período chuvoso poderiam ficar sem acesso para escoarem sua produção agrícola e transporte escolar. Rambo ainda relata que a Prefeitura tem mais 06 obras de drenagem programadas na zona rural sendo: 01 no distrito do Para dos Vilelas, 01 na comunidade de Mato Dentro, 01 Carvalhos no Parque Industrial, 01 Estrada das Cruzes-Butua, 01 Queiroz, 02 na comunidade de Veludo.

Abaixo fotos das drenagens de Campo Grande e Catucas.

DRENAGEM DA ESTRADA CAMPO GRANDE



                                 
OBRA CONCLUÍDA



DRENAGEM DA ESTRADA DO CATUCAS




OBRA CONCLUIDA






segunda-feira, 8 de junho de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA FAZ PAVIMENTAÇÃO POLIÉDRICA DO BECO DOS BRAS

Projeto de Pavimentação Poliédrica de ruas: Dignidade e qualidade de vida para a população 

“Era uma trilha, um caminhozinho. Chovia muito na época e lá em cima, antigamente, tinha um brejo. Então, a enxurrada descia e ia abrindo os buracos. Era muito difícil para ter acesso. Inclusive, quando o pessoal chegava aqui em casa, as minhas colegas, eu ficava com vergonha porque era complicado subir até aqui. A gente ia com vela, iluminando o caminho, porque podia cair e machucar”. 

Nossa conversa com Margarete Aparecida Souza, 45 anos, começou assim, falando sobre as dificuldades que ela e a família enfrentaram por muitos e muitos anos por causa da falta de calçamento na rua onde moram. E seguiu: “Meu cunhado tem carro, meu companheiro tem uma caminhonete e antes não tinha acesso. A gente tinha que deixar na rua lá embaixo e subir tudo a pé”.

Margarete foi criada na casa onde estávamos, depois casou, morou por cerca de 10 anos em outro lugar, separou, ganhou do pai um lote bem ao lado e há mais de vinte anos voltou para o local. Que local? Rua João Januário, no bairro Coelhos, parte integrante do projeto de calçamento da cidade, realizado pela atual administração da Prefeitura. Na primeira etapa, foram realizados os calçamentos das ruas Geraldo Siqueira e São João Batista, além da própria João Januária, todos eles com recurso próprios. 

COMO TUDO ACONTECEU 

“Chegava época de eleição eu pedia um, pedia outro, a maioria fazia promessa: a gente vai arrumar. Mas não arrumava. O tempo foi passando. Eu trabalhava em casa de família e a minha patroa disse que me ajudaria. Consegui falar com o Diego (Alisson Diego, atual prefeito de Itaguara). Ele foi muito educado comigo, me explicou direitinho e aí matei dois coelhos com uma cajadada só: pedi para colocar uma barraquinha na feira e falei sobre a situação da minha rua. Um tempo depois, quando o pessoal da Prefeitura chegou, eu nem acreditei. Minha mãe até ajoelhou no chão pra agradecer a Deus.”, continuou Margarete. 

O lugar ficou totalmente diferente e mudou por completo a rotina das famílias que moram por lá. Segundo Margarete, mal dá pra reconhecer o espaço: “Quem vê agora não tem noção de como era isso daqui. Tá muito diferente. Diminuiu a poeira. Meu pai e minha mãe já são mais velhos e a tendência é que tenham cada vez mais dificuldade para andar. Então, melhorou tudo. Porque às vezes meu pai sai muito cedo para ir à roça. Ele levanta mais ou menos 4h30 da manhã, ainda tá escuro. Agora é mais fácil para ele caminhar. Melhorou 100%”. 

OBJETIVO: QUALIDADE DE VIDA 

As obras de calçamento da rua da Margarete foram feitas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente da PMI e terminaram há poucos dias. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Gustavo Miranda, “a proposta é levar bem estar ao moradores da cidade de várias formas, entre eles a pavimentação poliédrica, mais conhecida como calçamento, que acaba com a lama e a poeira, além de facilitar muito o deslocamento no dia a dia”. 

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura já definiu quais serão as próximas ruas contempladas: Onofre Hilário, João Apolinário, Luiz de Paula da Silveira (continuação), Francisco de Freitas e Aladim Ferreira de Morais. O início das atividades só está esperando a finalização do processo de compra de materiais específicos. 

As obras seguirão, sempre com o objetivo de que os moradores das ruas contempladas tenham mais qualidade de vida e fiquem tão satisfeitos quanto a dona Margarete. “Acabamos fazendo uma feijoada para eles em agradecimento porque era o mínimo que a gente podia fazer. Você vê a alegria no rosto do meu pai, da minha mãe. Isso para mim é como se eu tivesse ganho um presente e dado para eles. Porque eu ganhei esse presente do pessoal da Prefeitura. As vezes as pessoas reclamam, mas não sabem esperar o momento exato. Porque tudo tem uma hora certa”, finaliza.














 


terça-feira, 2 de junho de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA LANÇA A 3º EQUIPE DE PATROLAMENTO



A Administração Municipal visando dar mais mobilidade as estradas rurais incorporou mais 1ª equipe de manutenções de estradas vicinais executando os serviços de patrolamento e encascalhamento de estradas. 

A 3ª equipe de patrolamento iniciou nesta terça-feira dia 02/06/2015 os trabalhos na estrada do Mato Dentro com a Motoniveladora CAT 120 K sentido ao Campo Gentio/Ribeirão Cornélio. As outras duas equipes estão a todo vapor sendo a 1ª equipe esta na região de Mata Porco e a outra na região de Boa Vista. 


Segundo o Secretario de Obras Gustavo Miranda, as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. “As estradas rurais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. Além disso, o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através dessas estradas”, declarou.


As 2ª equipes já fizera os trechos da região de Cambinda, João Paulista, Limeira, Calixto, Butua, Cruz, Barro Preto, Brauna, Matinha, Morro Grande, Boa Esperança, Pintos, Sumaré, Maravilha.