segunda-feira, 30 de março de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA CALÇA RUA SÃO JOÃO BATISTA

Calçar ruas e vielas após regularizá-las junto ao mapa municipal tem sido uma importante ação de inclusão capitaneada pela prefeitura de Itaguara. Várias ruas antes negligenciadas pelo poder público foram regularizadas nos últimos anos e realizada a infraestrutura.

O calçamento dessas pequenas ruas é custeado integralmente com recursos públicos municipais. Um exemplo desse tipo de ação é a Rua São João Batista, no Bairro dos Coelhos (fotos abaixo). A secretaria municipal de Infraestrutura terminou neste mês a pavimentação desta rua.

"A Prefeitura não está aquiescendo com irregularidades, são situações fáticas e antigas e que necessitavam de regulamentação. A regularização de ruas e logradouros que há tempos são utilizadas pela população é uma questão de dignidade", comenta o prefeito Diego.











sexta-feira, 13 de março de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA LANÇA CAMPANHA CIDADE LIMPA RESPONSABILIDADE DE TODOS

A Administração Publica preocupada com o meio ambiente lança um Projeto que visa contribuir e somar de forma significativa com a Ouvidoria da Prefeitura o canal oferecido pela prefeitura para que os cidadãos possam fazer reclamações e pedidos de serviços, uma vez que a maior parte das reclamações é sobre terrenos sujos dentre outros serviços a sociedade itaguarense.

A Divisão de Meio Ambiente está notificando os donos dos terrenos sujos, materiais de construção armazenados em passeios obstruindo a passagem de pedestres, veículos e a partir da notificação eles têm um prazo de 30 dias para fazer a limpeza dos locais. Por enquanto poucos foram multados, pois os moradores estão colaborando e fazendo a limpeza assim que são notificados.

Antes de construir ou reformar solicite a licença na Divisão de Meio Ambiente para colocação de caçambas de recolhimento levarem para o bota fora credenciado pela Prefeitura, lembrando que esse bota fora somente recebe terra e entulho de construção civil. Outros detritos de construção como saco de cimento vazio, pisos quebrados, moveis velhos não estão credenciado, com isso se for pego poderá sofrer penalidades.



Vale ressaltar que a limpeza dos terrenos é uma questão de segurança pública, evitando que os locais não sejam abrigos de moradores de rua e usuários de drogas, assim como de saúde pública, evitando que tenha proliferação de pragas urbanas como baratas e ratos.


Uma cidade cada vez melhor. Converse com seu vizinho, colabore você também. Você pode enviar sua DENÚNCIA por meio da Ouvidoria da Prefeitura acessando o link 
http://www.itaguara.mg.gov.br/pmi/?page_id=637 ou 31-3184-2014. É anônimo!

A Divisão de Limpeza Urbana também vem dando seu apoio na Campanha com a limpeza das vias, com a execução de capina nas ruas com roçadeira, capina manual e no inicio do mês de abril iniciara a Capina Mecanizada.






                                     








Devido à intensidade das chuvas dos últimos dias as canaletas produziram um volume maior que o normal com isso a ocorreu a produção elevada de matos, ramos aumentando assim a demanda destes serviços básicos no município. A operação tem um cronograma definido que no qual foi iniciado pelo Centro passando pelo Jardim Europa, Vista Alegre, Novos Dias e em breve tudo será normalizado.

                                                             Fotos do Bairro Jardim Europa





                                                                        Bairro Mateus





Cidade Limpa. Responsabilidade de todos. Prefeitura de Itaguara: Desenvolvimento e Tradição, lado a lado!







terça-feira, 10 de março de 2015

PREFEITURA DE ITAGUARA INICIA REVITALIZAÇÃO DA ESTRADAS RURAIS

A Prefeitura através da secretaria de infraestrutura, esta realizando a revitalização das estradas vicinais. O trabalho emergencial foi iniciado no povoado no Calixto e esta sendo realizado na estrada do Morro Grande, Serrinha.
Vale ressaltar a participação da população local (Calixto) que promoveram um mutirão para conservar as valas para escoamento de água das estradas (esgotos) que possibilitou um serviço com um acabamento exemplar no Povoado do Calixto. Agradecemos esta colaboração.





O secretário Gustavo Tavares, destacou a importância da obra que atende o anseio de produtores rurais, possibilitando-os o escoamento da produção agrícola e leiteira dessa importante região. Vale ressalta ainda que, o município tem uma malha viária de 410km de estradas vicinais e no momento estamos contado 01 (uma) patrola e 05(cinco) caminhões na execuções dos trabalhos e que depende de uns dias sem chuvas para que os trabalhos possam serem retomados. Pois com chuva a Motoniveladora (patrol) não tem condições de trabalhar.

Foram realizados serviços como: alargamento em alguns pontos, patrolamento e levantamento em outros onde há a necessidade, reforma e instalação de mata burros como em destaque o da estrada do Cambidas.

ANTES

 DEPOIS

A prefeitura solicitou junto aos produtores rurais parcerias para realização dos serviços, e alguns produtores estão colaborando com a limpeza de mata-burros e esgotos para vazão da água. Assim esperamos que aumente o tempo de conserva das vias. Se cada um fizer a sua parte e ajudar o resultado da manutenção será com certeza melhor.



PREFEITURA DE ITAGUARA REVITALIZA QUADRA COBERTA

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura finalizou na semana passada a revitalização da Quadra Coberta. A revitalização refere-se a pintura do piso da quadra, pintura das traves, pintura dos suportes das redes de vôlei, aquisição de redes das traves do gol, redes de vôlei ficando somente a pintura das paredes e arquibancadas até o Poliesportivo seja inaugurado.

“Nossa equipe trabalhou bastante e garantiu economia aos cofres públicos. Atitudes como estas dos próprios funcionários realizarem a revitalização, nos possibilita um grande economia para os cofres públicos diz o Secretario Gustavo Tavares".

"Agora nossos alunos do PROJETO MINAS OLÍMPICA vão poder praticar esportes com uma infraestrutura melhor”, destaca o Secretario de Esportes  Sansão. Nesta segunda-feira 05/01/2015, a quadra vai ser liberada para as atividades esportivas. 

ANTES


DEPOIS






quarta-feira, 4 de março de 2015

PROJETO PROGRAMA MÃO AMIGA 2014 TEVE AVALIAÇÃO POSITIVA DAS ASSOCIAÇÕES NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, realizou o Programa Mão Amiga, em parceria com o Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e apoio da Emater, nas sete Associações de Agricultores Familiares e em um Grupo de Trabalho do município no ano de 2014. O Programa Mão Amiga foi desenvolvido em dois módulos: Projeto Patrulha Mecanizada e o Projeto Transporte de Calcário, disponibilizando um operador com trator e o frete de caminhão com capacidade de 12 toneladas.
A Extensionista de Bem Estar, da Emater, Cornélia Freitas, realizou o trabalho social, motivacional e organizacional do grupo. Enquanto a proposta foi elaborada pelo Extensionista Agropecuário, também da Emater, José Roberto Salgado e Leandro Rafael de Oliveira Resende, atual presidente do CMDRS, com apoio do Secretário Municipal de Agropecuária, Gustavo de Miranda Tavares.
Esta equipe de trabalho possibilitou a criação dos Projetos Patrulha Mecanizada e Transporte de Calcário. Tais projetos tiveram anuência do Prefeito Alisson Diego Batista de Morais, que autorizou o convênio entre o CMDRS, Emater e Prefeitura.
O presidente do CMDRS ressalta que o Programa Mão Amiga proporcionou uma experiência fantástica para os agricultores. “O Conselho pôde inserir o Programa na grade de incentivo da agricultura familiar do município que, devido a vários fatores da cadeia produtiva do mercado atual, estava com pouca perspectiva.”, destaca Leandro.



Cada Associação definiu um responsável para orientar os locais de entrega, bem como a ordem de atendimento. Sob a coordenação de Geraldo Eduardo de Aquino e supervisão de Gustavo Tavares, a Secretaria de Infraestrutura elaborou a logística de trabalho e prestou assistência na manutenção do maquinário, garantindo que os trabalhos fossem desenvolvidos dentro do cronograma.
A parceria estabelecida com os agricultores para ambos os projetos foi realizada da seguinte forma: Por meio das associações, o agricultor adquiriu o calcário enquanto a prefeitura concedia o frete. Já no caso da aração de terras, a prefeitura forneceu um trator, com operador e as associações tiveram que custear apenas com 50% do valor de mercado por hora trabalhada, que foi destinado às despesas de combustível e manutenção da máquina. 


         Clarimundo Malta de Andrade, 60 anos, conhecido como Seu Mundico, presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Pipoca e região, reconhece o valor da união dos associados que acreditaram no desempenho do programa. “Todos que receberam o benefício estão satisfeitos, além de ter barateado o custo a terra melhorou muito. Somos todos gratos pelo apoio que recebemos.”, acrescenta Seu Mundico.
O Projeto Patrulha Mecanizada (aração de terra) teve início em agosto e foi finalizado em novembro de 2014, prestando 207,5 horas de serviços, atendendo 45 famílias associadas das seguintes comunidades: Aroeiras, Boa Esperança, Boa Vista, Campo Grande, Fangueiros, Pipoca e Sapecado.Conforme demostra o gráfico 1 abaixo:
Gráfico 1: Quantidade de Aração de terra por Associação em %
FONTE: Elaborada por Geraldo Eduardo de Aquino

          Na Comunidade de Fangueiros, o Seu Levi contou que aos 84 anos de vida nunca viu uma coisa boa acontecer para o produtor rural. Ter o incentivo do frete do calcário de graça e aração de terra pela metade do preço, em tempo hábil, foi essencial para o plantio e manejo do solo na área de cultivo de milho e abóbora. “O projeto ajudou bastante. Nós precisamos do apoio da prefeitura, pois o custo para manter a lavoura está ficando cada vez mais caro.”, comentou Seu Levi.


Iniciado no mês de julho, o Projeto Transporte de Calcário teve duração de cinco meses. A partir da análise de amostras de solos – realizadas por um laboratório credenciado – o Extensionista Agropecuário, José Roberto, instruiu os agricultores sobre o processo de correção de solo em suas propriedades, diminuindo, assim, o custo com a atividade e, consequentemente, aumentando a produtividade.

De acordo com José Roberto, a correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que trazem mais benefícios ao agricultor, fazendo com que o uso do calcário seja uma combinação favorável de vários efeitos, como: elevação do pH do solo (reduzindo a acidez), fornecimento de cálcio e magnésio como nutrientes, aumentando a eficiência dos fertilizantes, entre outros.




Associado da Comunidade Campo Grande, José Pereira Duarte, 82 anos, conhecido como Zé Moreno, conta que para os produtores da zona rural, toda ajuda é importante e nos últimos anos eles só têm a agradecer: “Se não tivermos uma ajuda da administração pública fica muito caro manter a produção. Agora que a comunidade viu que funcionou, muitos vão querer fazer parte da associação também.”.

Divididas entre as Associações das comunidades de Boa Esperança, Boa Vista, Campo Gentio, Campo Grande, Fangueiros, Pipoca e Sapecado, 97 famílias foram beneficiadas pelo transporte de calcário. O projeto realizou 94 viagens, sendo transportados 12 toneladas por frete, totalizando em 1.128 toneladas de calcário. Conforme demostra o gráfico 2 abaixo:



Reunião

         No dia 12 de janeiro, o CMDRS reuniu os produtores rurais para apresentar a prestação de contas do Programa Mão Amiga 2014. A Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, a Emater e o Conselho apresentaram, detalhadamente, para a comunidade a execução do programa.
Em 2014, a administração municipal investiu R$51.320,54 no Setor da Agricultura, o Programa Mão Amiga proporcionou aos produtores uma economia em torno de R$ 55.129,46, já que sem o programa eles teriam um gasto estimado em R$106.450,00. Este valor refere-se a 107% do valor do auxílio que o Programa proporcionou aos Agricultores durante o último ano, 40% maior do que o investimento da Prefeitura realizado no triênio do período de 2010 a 2012.
O Programa Mão Amiga teve um saldo positivo não só financeiramente, proporcionou também um fortalecimento da credibilidade do CMDRS, das Associações Comunitárias, dos Grupos de Trabalho, da Prefeitura e da EMATER.
O Prefeito, Alisson Diego Batista, expôs na reunião que o investimento no setor feito em 2014 foi muito satisfatório, garantindo assim que a proposta permaneça com investimentos maiores, possibilitando o desenvolvimento da comunidade rural, gerando renda, emprego e diminuindo o êxodo rural no município.
As parcerias foram muito elogiadas durante a reunião, Leandro Rafael, presidente do Conselho, ressaltou que a união das administrações foi essencial para obter os resultados positivos e motivar outros agricultores. “Estamos trabalhando com o que a população tem a oferecer, com essas parcerias podemos trazer mais pessoas para as associações, despertando o interesse nos mais jovens, para que eles criem vínculo ao campo e continuem o trabalho.”, acrescentou o presidente. E Anderson Silvio de Oliveira, Presidente da Associação de Boa Esperança pediu apoio para que o Programa Mão Amiga seja fortalecido anualmente, tornando-se lei e consolidando as comunidades associadas na produção agrícola.