sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PREFEITURA DE ITAGUARA INICA PROJETO MÃO AMIGA

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Agricultura (Sec. de Obras) em parceria com a EMATER-MG e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDRS) iniciaram a disponibilização do carreto do calcário no final do mês de junho para os agricultores  familiares que são afiliados as Associações Comunitárias da Zona Rural do município.

Os produtores foram orientados pelo Engenheiro Agrônomo da Emater Jose Roberto Salgado, sobre como corrigirem o solo em suas áreas de plantio após as amostras de solo serem analisadas por  Laboratório em  Santo Antonio do Amparo, com essa parceria os agricultores familiares puderam aumentar a produtividade e diminuem os custos com a atividade. A aração de terra é o processo que revolve a terra com o objetivo de descompactá-la, além de propiciar ao solo a erosão necessária  para o plantio de sementes de milho, feijão, dentre outros. Vale ainda ressaltar o abastecimento da merenda escolar do município realizada pelos  dos agricultores familiares, que é uma realidade no município. Iniciamos nesta 6ª feira dia 19/08/2014, atendendo a 1ª Associação (Pipoca). Já o processo de Frete do Calcário, já estamos na 2ª Associação (Boa Esperança) e temos como objetivo atender todas as Associações do nosso município.

Detalhando melhor: o projeto iniciou-se em junho, PROJETO MÃO AMIGA na Comunidade de Pipoca pela AFAPRE (Associação Familiar dos Agricultores de Pipoca e Região), que no qual se organizaram primeiro na análise do solo, logística de transporte do produto, com isso tiveram o beneficio com mais de 384 toneladas de calcário para uma associação com 40 sócios. Diante desse resultado positivo a Secretaria terá condições de dar suporte para as outras associações difundirem o projeto em todo o nosso município, levando comodidade e economia ao agricultor familiar.


TRANSPORTE DE CALCÁRIO



ARAÇÃO DE TERRA











quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PREFEITURA DE ITAGUARA EXECUTA REFORMA DE MATA BURROS NAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICIPIO

A Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria de Obra, está realizando serviço de manutenção de “mata-burro’ localizado na entrada vicinal da Aurora que liga a Comunidade de Pipoca ao Povoado do Para dos Vilelas. O artefato, construído após divisão de áreas de terceiros, serve para drenagem das águas pluviais, respeito de gado na propriedade de vizinhos.

De acordo com o Secretário de Obras, Gustavo de Miranda Tavares, esse é o terceiro ‘mata-burro’ reformado pela atual administração só essa semana.”


 ANTES

DEPOIS

“É necessário que se faça sempre serviços de manutenção nestes artefatos, pois a estrutura de ferro, concreto e madeira se deteriora com o tempo, devido ao trafego intenso  caminhões carregados de areia, leite e derivados” afirmou.

O produtor agrícola Mundinho, que passa diariamente no local, aprovou a reforma na estrada.

“Isso já estava ficando perigoso e é muito importante que alguém tenha atentado para esse fato. Obra como estas são de extrema urgência e necessidade para o homem do campo conseguir escoar sua produção agrícola, descolar-se da cidade para o campo e entre comunidades rurais. ’’


A Secretaria de Obras também realizou manutenção de “mata-burro’ na estrada da comunidade do Sumaré e Paracatuzinho, sendo  01 de ferro e o outro de madeira; Abaixo foto ilustrativa dos locais.


MATA BURRO DA ESTRADA DO SUMARÉ

 ANTES

 
DEPOIS



MATA BURRO DA ESTRADA DO PARACATUZINHO
ANTES

 DEPOIS 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PREFEITURA DE ITAGUARA FAZ PARCERIA E CONSTROI MATA BURROS DE FERROS

A Administração Municipal através da Secretaria de Obras em parceria com  moradores da região de Fangueiros e Engenho Velho fizeram a construção de 02 mata burros de ferros nas estradas vicinais do município no final da semana passada, com isso o escoamento da produção agrícola, transporte escolar terá mais tranquilidade e agilidade  nessas regiões. Abaixo fotos do local de uma das obras.



MATA BURRO DA ESTRADA DO ENGELHO VELHO

ANTES

DEPOIS






sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Prefeitura Termina Obra de Drenagem do Sapecado‏

Prefeitura através da Secretaria de Obras Executou obras de drenagem no Povoado Sapecado que teve inicio no dia 30/06/2014 (2ª feira) e terminaram nesta (3ª feira) dia 29/07/2014). Essa obra se fez necessário, para melhorar acessibilidade para os moradores, transporte escolar e produção agropecuária da região. Vale aqui ressaltar que em alguns dias será iniciada a pavimentação poliédrica (Calçamento).